Rua Amália Monteiro Caldeira

https://ruascomhistoria.sesimbra.pt/wp-content/uploads/2014/10/amalia-monteiro-caldeira.jpg

Amália Caldeira Monteiro
( )
Benemérita

Amália Caldeira Monteiro era filha de Carlos Caldeira da Costa e dele herdou a grande propriedade que ficava a norte de Sesimbra, e que pertencera à sua Misericórdia, até que Manuel Caldeira da Costa, pai de Carlos Caldeira da Costa, a adquiriu aos foreiros. O nome desta grande propriedade era, precisamente a “Herdade”.

Com a passagem da propriedade para a filha Amália e seu marido, Jacinto Ferreira Monteiro, a mesma foi sendo dividida e vendida. Uma das parcelas foi cedida para as instalações dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, que ainda guardam o retrato da benemérita Amália Caldeira Monteiro.

Na Herdade foi igualmente construído um pequeno solar rural, a Vila Amália, nome que viria a designar a propriedade, mas também o edifício que funcionou como salão de festas e escola, o Salão da Vila Amália, ou Escola da Vila Amália, hoje externato de Santa Joana. O nome perpetuou-se também no campo de jogos do União Foot-Ball Cezimbra, hoje pomposamente designado como “Estádio da Vila Amália”. O pequeno solar da Vila Amália viria a ser reutilizado como escola primária (básica), função que ainda hoje desempenha.

O troço superior desta rua surgiu da urbanização promovida por José Joaquim da Luz Rumina em 1919, de parte da antiga Herdade, na encosta a poente da Misericórdia de Sesimbra. As três ruas resultantes desta urbanização receberam o nome e apelidos da antiga proprietária: Amália Caldeira Monteiro.

Como as ruas Amália e Monteiro receberam novas designações (respetivamente, 2 de Abril e João da Luz), à rua Caldeira foi então dado o nome completo da benemérita senhora, prolongando-a até à Avenida da Liberdade.

Pontos de Interesse:
Externato Santa Joana (Instituição Particular de Solidariedade Social)

Santa Casa da Misericordia de Sesimbra

2015 - Topo este
2015 - Topo oeste
Histórico do topónimo:
Rua Amália Monteiro Caldeira [1995-hoje]
Rua da Caldeira [?-1995]
Deliberação:
25.01.1995
14.03.1985
(em pesquisa)
Concelho:
Sesimbra
Freguesia:
Santiago
Localidade:
Sesimbra
Numeração de polícia:
1 - 9
Extremos:
Início: Rua 2 de Abril
[38°26’41,168”N 9°6’5,138”W]
Fim: Avenida da Liberdade
[38°26’40,659”N 9°6’1,398”W]
Extensão:
100 m
Tipo de Pavimento:
Betuminoso
Transitável:
Em parte
Mapa:
Ver todas as ruas do concelho